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CACISC prepara finalização da proposta de Planejamento Estratégico “A Cachoeira que Queremos 2013-2043”

24 de Julho de 2013

A Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc) de Cachoeira do Sul realizou reunião de conclusão da coleta de informações e sugestões para o Planejamento Estratégico de Cachoeira do Sul para os próximos 30 anos. As lideranças estiveram reunidas na noite do dia 24 de julho, na sede do Sindilojas Vale do Jacuí, para mostrar a pauta de demandas prioritárias para o desenvolvimento local e regional, com convidados como o Executivo Municipal, Legislativo, entre outros dirigentes de entidades, órgãos de comunicação e instituições do município. O trabalho, coordenado pelo conselheiro da Cacisc, Antonio Trevisan, dividiu as demandas em quatro eixos centrais: infraestrutura administrativa, políticas públicas e privadas, infraestrutura econômica e infraestrutura social. Cada eixo estruturante foi desdobrado e apresentado na íntegra em um telão, onde cada participante teve a oportunidade de incluir sugestões, conforme o campo específico. Entre as presenças, do prefeito municipal Neiron Viegas e praticamente todos os secretários, empresários e presidentes de sindicatos e entidades setoriais. A presidente da Cacisc, empresária Cecília Chaves, abriu a reunião ressaltando o empenho da diretoria e dos comitês setoriais no trabalho, iniciado em agosto do ano passado, e que envolveu mais de 70 horas de reuniões específicas, além das reuniões dos comitês e da diretoria da entidade, para tratar o Planejamento Estratégico “A Cachoeira que Queremos 2013-2043”. Conforme declarou durante a reunião, Antonio Trevisan ressaltou que há muitas propostas ousadas e até surpreendentes, mas que, com planejamento e empenho de toda a sociedade, podem perfeitamente serem realizadas. “Precisamos pensar a forma que gostaríamos de ver nossa cidade crescer e se desenvolver e isso depende de transformar sonhos em algo concreto”, disse. DESTAQUE Entre as maiores novidades incluídas no planejamento é a sugestão da construção de um novo centro administrativo municipal, preferencialmente no terreno onde hoje está o estádio Joaquim Vidal. Ao mesmo tempo, o plano sugerido pelos empresários é de que seja criado um Centro Municipal de Esporte e Lazer completo, junto à região onde está o Centro Esportivo Municipal, no Alto do Amorin, prevendo uma modernização junto à Avenida Orlando da Cunha Carlos, integrando a construção de um novo estádio na forma de mini-arena, um novo ginásio poliesportivo com dimensões maiores, quadras poliesportivas, pistas de caminhada, áreas de convivência ao ar livre, entre outras. IMPORTANTE Para ajudar a mudar a forma de ver a cidade, foram apresentados vídeos e fotos com grandes obras de infraestrutura realizadas pelo mundo, algumas em épocas distantes como 400 anos Antes de Cristo, no tempo em que a mão de obra era escrava. Para ilustrar, foram mostrados canais de ampliação para hidrovias e eclusas para transposição de níveis em rios. Antonio Trevisan também apresentou a proposta de a cidade reforçar a luta pela criação do canal entre o Rio Jacuí e o Ibicuí, entre Cacequi e Uruguaiana, como forma de tornar a hidrovia gaúcha de interesse internacional. A Cachoeira que Queremos 2013-2043 Eixos Centrais 1 – Infraestrutura administrativa 2 – Políticas públicas e privadas 3 – Infraestrutura econômica 4 – Infraestrutura social Algumas das principais propostas de demandas para o desenvolvimento local e regional de Cachoeira do Sul: • Planejamento e manutenção de mais de 3 mil quilômetros de estradas do interior, com definição de um plano viário para o meio rural. • Estadualizar e federalizar estradas da região, como a que liga Restinga Seca a São Sepé • Atualizar sinalização das rodovias, indicando a direção das localidades do interior • Aumentar a capacidade de carga das pontes do interior • Criação de rótulas, ciclovias e vias perimetrais e transversais no perímetro urbano • Iluminação, duplicação e implantação de ciclovia na Estrada da Volta da Charqueada, preparando a via para o crescimento urbano que deve ocorrer naquela direção • Criação de transversais nas ruas Orlando da Cunha Carlos, Conde de Porto Alegre, Duque de Caxias, Alarico Ribeiro, Ricardo Schaurich e Araújo de Porto Alegre • Criar modelo de gestão inspirado no Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) para a administração pública, estabelecendo rigoroso controle interno e modernizando os procedimentos dos setores financeiro, contábil, patrimonial e jurídico da Prefeitura • Desenvolver a cultura da excelência, adotando critérios também inspirados em programas do PGQP, como o dos 5S, e investindo na qualificação de servidores, no plano de carreira da categoria e na informatização de processos da esfera pública • Criar mecanismos de controle de caixa e de evasão fiscal na Prefeitura • Estabelecer procedimentos contábeis que assegurem transparência e respeito à nova lei de contabilidade pública • Avaliar pontos fortes e pontos fracos da administração pública, levando em conta indicadores populacionais, educacionais, econômicos e sociais, baseados em institutos e órgãos da área de estatística como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Índice de Desenvolvimento da Educação Bárico (Ideb), Fundação de Economia e Estatística (FEE), Mortalidade Infantil, entre outros • Levar em conta indicadores econômicos apontados pelo Produto Interno Bruto (PIB), Valor Adiconal Bruto (VAB), Renda Per capita, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre outros • Modernizar o departamento de projetos da Prefeitura, estabelecendo parcerias com os governos estadual e federal • Construção do novo centro administrativo municipal no local onde está situado o Estádio Jaquim Vidal, que será substituído por uma mini-arena, a ser construída no Centro Esportivo Municipal, que terá também auditório para 500 pessoas e espaço para abrigar os conselhos municipais • Criar a ouvidoria municipal, que envolverá a agência central de atendimento e o banco de dados do Município • Ampliar o aeroporto, que passará a ser regional, com aumento da pista para 1.625 metros de extensão por 30 metros de largura, aproveitando recursos disponibilizados pelo governo federal. Além de cercamento, o aeroporto regional receberia sinalização para pousos e decolagens • Conclusão do projeto do anel viário, que precisa ter pista dupla • Conclusão do asfalto da ERS-403 (Cachoeira-Rio Pardo) • Asfalto para a Estrada do Geribá • Construção da Ponte do Santa Bárbara • Duplicação da RST-287, entre Santa Cruz do Sul e Santa Maria • Acabar com o monopólio do transporte intermunicipal de passageiros para Porto Alegre, há mais de 40 anos nas mãos da Unesul, estabelecendo mais horários (incluindo noturnos) para Porto Alegre • Ampliação da telefonia fixa • Ampliação da telefonia móvel, com a implantação de mais antenas (Estações rádio-base) • Trazer a internet banda larga para o município • Mais espaço para a programa local na TV Cachoeira • Conservação do patrimônio histórico e cultural da cidade • Criar calendário de eventos municipais • Criar roteiros turísticos no município • Estabelecer roteiros gastronômicos • Promover licitação para o transporte de passageiros urbano, interdistrital e escolar. • No caso dos ônibus urbanos, exigir coletivos mais modernos, como ar-condicionado, internet e mecanismo elevatório para atender usuários portadores de necessidades especiais. Implantar abrigos de ônibus • Para os táxis, a sugestão é que as concessões sejam todas revistas e que a Prefeitura proíba a transferência das mesmas entre familiares. Padronização dos táxis da cidade e estabelecimento de vida útil para os veículos utilizados nesse serviço • Reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) Manter e buscar novos programas e políticas públicas dos governos estadual e federal • Trabalhar para assegurar pleitos federais como a duplicação da BR-290, até Uruguaiana • Concretizar o projeto de implantação do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) • Construir a nova ponte sobre o Rio Jacuí • Colocar em prática a Lei dos Portos • Construir a Ponte do São Lourenço • Implantar pólos tecnológicos e consolidar a regional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em parceria com o governo do Estado • Estadualizar as maiores escolas públicas municipais • Estadualizar rodovias do interior e da região • Estabelecer parceria com parlamentares federais e estaduais, especialmente os que buscaram votos no município para se eleger • Manter e estabelecer novas parcerias com entidades como Emater, Irga, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Farsul, Senai, Pronatec, Bacia Leiteira, Ovinocultura, Setor de irrigação, Turismo Rural, Fiergs, Projeto Criança Esperança (Rede Globo), entre outros • Planejamento estratégico para garantir a oferta de energia na subestação de Cachoeira do Sul para atender o crescimento econômico • Investir no transporte hidroviário, apostando nas operações portuárias, criando zonas de processamento de exportação (ZPEs) • Criar o porto seco de Cachoeira do Sul • Construir o canal Jacuí-Ibicuí, com cerca de 400 quilômetros de extensão, beneficiando o desenvolvimento local e regional • Estabelecer a ligação com o porto de Rio Grande • Apostar no Plano Nacional de Integração Hidroviária, que prevê a utilização da hidrovia do Jacuí para navegação até a cidade de Dona Francisca • A Secretaria Municipal da Indústria e Comércio deve estabelecer relações e parceria com municípios vizinhos • Restaurar a balsa do Pertile • Dragar a hidrovia do Jacuí para calados de até 3 metros, provocando dessa forma a queda do custo do fator transporte sobre os produtos • Sinalização para navegação diurna e noturna no Rio Jacuí • Criar setor público para a administração portuária • Recuperação do ramal ferroviário do porto pela ALL • Retomada do transporte de passageiros entre Santa Maria e Porto Alegre, em trens que trafeguem em ferrovias de bitola larga, que garantem mais velocidade às composições e, consequentemente, viagens mais rápidas • Garantir que a Ferrovia Norte-Sul passe pelo território cachoeirense e que a atual linha de ferro seja transformada em ferrovia de bitola larga • Reativar o terminal ferroviário de cargas do Bairro Oliveira

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