CACISC
CACISC, HÁ 100 ANOS AJUDANDO A DESENVOLVER
A ECONOMIA DA NOSSA CACHOEIRA DO SUL


Notícias


Deputada estadual Zilá Breitenbach faz homenagem pelos 100 anos da Cacisc

08 de Setembro de 2017

Os cem anos de atuação da Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviço de Cachoeira do Sul – Cacisc – foram homenageados, nesta terça-feira (5/9), na Assembleia, pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), durante o Grande Expediente. A unidade dos comerciantes em 1917 forjou a entidade de classe, inicialmente denominada Associação Comercial de Cachoeira do Sul, que agora projeta ações até 2020 com o propósito de assumir papel relevante nas políticas públicas, tornando-se referência no fortalecimento da economia regional do Vale do Jacuí. Além do diagnóstico do transporte intermodal de Cachoeira do Sul e região, consta no plano de ação da entidade a ampliação da Universidade Federal de Santa Maria.

Da tribuna, a deputada Zilá Breitenbach contou a história da Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviço de Cachoeira do Sul, que em 1917 surgiu pela associação de comerciantes para representar o setor. Citou os primeiros dirigentes da Associação Comercial de Cachoeira do Sul, o presidente, Ernesto Muller, Reinaldo Roesch, Antonio Ribeiro, Achyles Figueiredo, Emilio Bartz, Paulo Rosek, Haguel Batomé, Fábio Leitão, Julio Castagnino, Augusto Wilhelm, Emílio Breyer, e João Pereira Lemos. Em 1940 a entidade abriu espaço para a representação da indústria e sete anos mais tarde para a agricultura. A compra do prédio da associação aconteceu em 1964. Foi em 1999 que da alteração estatutária surgiu a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul, agrupando 12 entidades setoriais representativas do município. Além da Fiergs/Ciergs, Federasul e Fecomércio, a Cacisc está representada em outras oito entidades institucionais.

Desenvolvimento regional 
Com a missão de desenvolver ações para o desenvolvimento social e econômico local e regional, a meta da Cacisc até 2020 é “assumir papel relevante na definição de políticas públicas, sendo referência no fortalecimento da economia regional”, registrou a deputada. Ela destacou a disposição dos empresários em campanhas e debates sobre a ampliação da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, e a candidatura de Cachoeira do Sul para sediar um presídio federal.

Na área de infraestrutura, a Cacisc quer manter a mobilização pela conclusão do asfaltamento da ERS-403, trecho que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo, e deverá assumir a liderança pela construção do novo anel viário da cidade, favorecendo o novo Distrito Industrial. Breitenbach referiu que esse é o perfil da entidade, “líder dos pleitos da região”.

Sustentabilidade, responsabilidade socio-ambiental e fiscal estão na base dos valores defendidos pela entidade, que além da ampliação da base industrial, pretende colaborar na definição das políticas públicas a partir de suas lideranças, e promover a expansão do comércio, indústria e prestação de serviços. Zilá Breitenbach nominou em seu discurso toda a atual direção da entidade. Ela justificou a homenagem pelo período de 15 anos que viveu com sua família em Cachoeira do Sul. E agradeceu a cedência do espaço pelo deputado Marlon Santos (PDT), que é natural daquela cidade.

Apartes 
Do plenário, o tema recebeu comentários em apartes dos seguintes deputados: Adolfo Brito (PP), Edson Brum (PMDB), Elton Weber (PSB), Miriam Marroni (PT), Lucas Redecker (PSDB), Ronaldo Santini (PTB), e Sergio Peres (PRB).


Deputada estadual Zilá Breitenbach faz homenagem pelos 100 anos da Cacisc


veja mais


Anuncie

Viandas Refeições EmpresariaisScrew Ind. Metalmecânica S/ABRDE

Prestadores de Serviços

Enquete

Que demandas de desenvolvimento você acha mais prioritárias?





Resultado
CACISC - Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul

Rua Saldanha Marinho, 1.200 - Centro
51 3722 4317
cacisccachoeira@gmail.com
S-Maq - Soluções Web
S-Info