Cartilha infantil conscientiza sobre os prejuízos da pirataria
30 de Outubro de 2018
Foi lançada oficialmente dia 29 de outubro a Campanha Municipal de Combate à Informalidade e simultaneamente da cartilha elaborada pelo Procon-RS e Fecomércio-RS, em solenidade que contou com a presença de Daniel Amadio, coordenador estadual da rede de Combate à Pirataria e Comércio Ilegal da Fecomércio-RS.
O Comitê Municipal de Combate à Pirataria de Cachoeira do Sul e a Fecomércio-RS dão um importante passo no combate à pirataria e ao comércio ilegal. Neste dia 29 de outubro foi lançada oficialmente a campanha municipal e a cartilha “Comércio informal: que bicho é esse?”, publicação voltada para crianças em idade escolar dos anos iniciais de todo o Rio Grande do Sul. O evento na Escola Estadual Borges de Medeiros contou com a presença do coordenador estadual do combate à pirataria, vice-presidente da Fecomércio-RS Daniel Amadio.
A cartilha, com tiragem inicial de 50 mil exemplares, foi desenvolvida em parceria com o Procon/RS. Nela, o personagem ‘Proconito’ explica aos pequenos o que é pirataria e os prejuízos que causa à saúde, ao bolso das famílias e à sociedade como um todo. O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, destaca que as crianças hoje em dia são as grandes responsáveis por levar informação para dentro de casa, por isso a publicação desta vez foi direcionada para esse público. “Elas dominam, captam e processam a informação de forma mais rápida, portanto, são os agentes responsáveis por multiplicar esse conhecimento”, afirma o presidente.
A parceria da Fecomércio-RS com o Poder Público está possibilitando que a cartilha seja distribuída em toda a rede escolar gaúcha, incluindo instituições públicas e privadas. O coordenador da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, Daniel Amadio, lembra que os municípios têm grande participação nesse processo, possibilitando o acesso local das crianças à publicação. “As crianças têm ação fundamental no trabalho de combate à pirataria, prática que gera prejuízos a toda uma cadeia econômica, além de provocar danos sociais e de saúde e, mais grave ainda, financiar a prática do tráfico e estimular a violência”, ressalta Amadio.
De uma forma bem didática, Proconito explica às crianças que a pirataria atinge praticamente todos os produtos do universo infantil, desde brinquedos, roupas e calçados, até games, CDs e DVDs. “Esse mercado informal de artigos infantis representa cerca de 40% de tudo que é comercializado atualmente no Brasil”, afirma Daniel Amadio. Na economia brasileira como um todo, a pirataria se equivale a 16% do PIB nacional, o mesmo que R$ 900 bilhões por ano que são retirados da riqueza de nosso País”, pontua Roncatto.
Em Cachoeira do Sul, o Comitê Municipal é o responsável pela coordenação das ações da campanha, sediado junto à Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (CACISC), sob e liderança do presidente Fábio Renato da Silva. As principais ações da campanha devem ocorrer até o final de dezembro e, somente em Cachoeira, serão distribuídas mais de 4.000 cartilhas, entre outras ações.