CACISC
CACISC, HÁ 100 ANOS AJUDANDO A DESENVOLVER
A ECONOMIA DA NOSSA CACHOEIRA DO SUL


Notícias


EXÉRCITO VAI ENTREGAR PROJETO BÁSICO DA PONTE DO SÃO LOURENÇO PARA CACHOEIRA EM DEZEMBRO

18 de Novembro de 2009

O Capitão Adriano Inácio de Souza, engenheiro e responsável técnico da Seção de Projetos do Ministério do Exército, esteve reunido com a Associação Pró-Ponte do São Lourenço (Assoponte), no dia 27 de novembro, no Everson Palace Hotel, quando apresentou novos detalhes sobre a elaboração do empreendimento. A grande novidade foi o agendamento da vinda do General Ítalo Avena a Cachoeira do Sul em dezembro, quando será entregue o projeto básico para a Prefeitura Municipal. – Chegou o momento de voltarmos a sorrir este será um momento de glória para Cachoeira do Sul e para inúmeros municípios da nossa região, afirmou o presidente da Assoponte, Elemar Schiefelbein.
 
Com a presença de membros da Assoponte, do presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc), Franco Pudler, do empresário Homero Tatsch, representando a CDL, do arquiteto André Muller, presidente do Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (NEA), e de diversas lideranças do agronegócio, o capitão Inácio falou sobre a viabilidade da obra e da necessidade de mobilização para a obtenção de recursos do Governo Federal. O presidente da Assoponte, Elemar Schiefelbein foi enfático em cobrar uma posição efetiva sobre o projeto, e destacou a parceria com as entidades empresariais e do agronegócio, que buscam, juntamente com a Prefeitura Municipal, a concretização deste importante empreendimento.

 

O projeto está em fase de estudos preliminares de viabilidade, mas o oficial trouxe em mãos a planta de armação de todas as vigas pré-moldadas, que o capitão Inácio estima sejam necessários seis meses para colocação. – É preciso ainda fazer a sondagem, que é um trabalho que vai envolver cerca de dois meses, assim que for autorizado, disse. Um aspecto importante da obra é definir o Gabarito, ou seja, a altura e a largura máxima da ponte e das embarcações que passarão por ela. A previsão, segundo o assessor do General Avena, é de que o espaçamento entre os pilares seja de 30 metros, mas a posição final será da Marinha. Presente na reunião, o vice-prefeito Ronaldo Trojahn assumiu o compromisso de produzir, juntamente com o prefeito, um documento sugerindo as dimensões do gabarito, baseado na realidade regional do Rio Jacuí e com parâmetro na máxima cheia registrada.
 
FEDERALIZAÇÃO – A federalização da rodovia é um caminho para facilitar a captação de verbas federais, porém, o que as lideranças querem é buscar recursos de ministérios como o da Integração Nacional, onde não existe a necessidade de a rodovia ser federalizada. Segundo os presentes na reunião, o processo de federalização é complexo e demorado, o que poderia atrasar as pretensões de realizar a obra a partir de 2010. O momento será de ampliar a pressão sobre os políticos de Brasília que têm ligação com Cachoeira do Sul e região, como o deputado federal José Otávio Germano, para que abracem esta bandeira e mantenham a mobilização permanentemente.
 

IMPORTANTE:

 
Ø      O Capitão Inácio estimou a altura das embarcações em 4 metros para projetar a altura da ponte e irá prever isto sobre a máxima cheia que já houve. Mesmo assim, a Prefeitura deve formalizar a indicação das dimensões de altura e largura da ponte, baseada na realidade local do Rio Jacuí. Este documento deve ser encaminhado com urgência para a Seção de Projetos do Ministério do Exército.
Ø      O projeto básico da Ponte do São Lourenço será entregue para a Prefeitura Municipal no dia 18 de dezembro, em solenidade organizada pela Assoponte, em colaboração com a Cacisc e a Prefeitura Municipal.
Ø       Neste dia, haverá a entrega do anteprojeto e as fundações estimadas, sem furos e sondagem. Segundo o Capitão Inácio, estas medidas não devem variar muito.
Ø      O projeto básico conterá também o valor total da obra, o que vai auxiliar a comunidade a buscar os recursos junto ao Governo Federal.
Serão convidadas autoridades como os dirigentes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (Dnit), do Ministério dos Transportes, e políticos ligados a Cachoeira do Sul e região

EXÉRCITO VAI ENTREGAR PROJETO BÁSICO DA PONTE DO SÃO LOURENÇO PARA CACHOEIRA EM DEZEMBRO


veja mais


Anuncie

CST Provedor InternetQuanto SobraBRDE

Prestadores de Serviços

Enquete

Que demandas de desenvolvimento você acha mais prioritárias?





Resultado
CACISC - Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul

Rua Saldanha Marinho, 1.200 - Centro
51 3722 4317
cacisccachoeira@gmail.com
S-Maq - Soluções Web
S-Info