CACISC ao Meio Dia reúne lideranças regionais para ouvir Beto Albuquerque
30 de Março de 2011
Secretário estadual de Infraestrutura Beto Albuquerque, prometeu a retomada das obras da ERS-403 no mês de Abril
A primeira edição do CACISC ao Meio dia de 2011, foi marcada por muita expectativa em torno do recomeço das obras da ERS-403 prometida pelo secretário de infraestrutura e logística do estado Beto Albuquerque, há pouco mais de 30 dias em reunião na secretaria, que contou com a presença da Presidente da entidade Cecília Chaves. Ele foi o palestrante do Cacisc ao Meio-dia, no dia 29 de março e reforçou que o Estado investirá neste ano R$ 8 milhões na pavimentação da estrada que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo.
O secretário Albuquerque destacou que a ERS 403 é uma das 13 obras de asfaltamento prioritárias de sua pasta, e garantiu que o governo Tarso Genro não vai repetir o erro de administrações passadas de tocar obras só em período de campanha eleitoral, o que aconteceu no ano passado com a ERS 403. “Vamos colocar um fim neste histórico triste. É muito melhor fazer menor e por inteiro do que um monte de pedacinhos”, ressaltou..
O resultado do encontro superou a expectativas da entidade, já que a reunião-almoço contou com a presença de vários prefeitos da região central e autoridades dos municípios vizinhos. A CACISC em conjunto com as prefeituras da região e o Corede Jacui Centro, elaboraram um documento entregue e protocolado por Beto Albuquerque, com as demandas dos municípios da região com destaque para a conclusão da ERS-403, a reativação da hidrovia do Rio Jacui e a duplicação da BR-290.
Para concluir o asfaltamento da ERS 403 o Estado estima investir R$ 24 milhões, sendo R$ 8 milhões em 2011 e R$ 16 milhões em 2012. “O orçamento do Estado para 2012 será elaborado pela atual administração, o que permite a reserva de mais recursos para obras”, ressalta. Além disto, ele salienta que em 2012 o governo não terá contas da administração anterior para pagar.
O secretário Albuquerque destacou também planos para o aeródromo de Cachoeira do Sul, que assegurou ter uma verba liberada de R$ 1 milhão para reestruturação da pista de pouso e decolagem. “A licitação da obra está em andamento desde setembro de 2010, e a previsão é de que os trabalhos tenham inícios também em abril”, estimou.
Outro anúncio que beneficia diretamente Cachoeira do Sul é a intenção do Governo do estado de revitalizar os portos riograndenses e melhorar as condições de navegação. “Nosso objetivo é ver o Porto de Cachoeira servindo de laço para o crescimento multimodal”, assegurou Beto Albuquerque
As prioridades da região no documento entregue ao secretário Beto Albuquerque
DEMANDAS PRIORITÁRIAS:
1. Asfaltamento da rodovia ERS-403, entre Rio Pardo e Cachoeira do Sul;
2. Reativação da hidrovia do Rio Jacuí, especificamente entre Cachoeira do Sul e o porto da Capital, com obras de viabilização e aumento de calado e sinalização necessária para navegação diurna e noturna;
3. Duplicação da rodovia BR-290 a partir de Porto Alegre, pelo menos, até o trevo de Cachoeira do Sul, prosseguindo sucessivamente até a fronteira-oeste.
DEMAIS DEMANDAS DO PLANO DE OBRAS REGIONAL:
4. Duplicação da ERS-287 de Tabaí até Candelária;
5. Asfaltamento da RS-481 entre Cerro Branco e Sobradinho, passando por Lagoa Bonita do Sul;
6. Asfaltamento da ERS-410, entre a ERS-403, a partir da localidade de Pinheiro-Capão do Valo até Candelária;
7. Asfaltamento entre a ERS-287 até a Vila Paraíso, em Paraíso do Sul;
8. Construção do Anel Viário de Cachoeira do Sul, no prolongamento e continuação da BR-153, com pavimentação do acesso à nova Zona Industrial (ZI-3) de Cachoeira do Sul, facilitando a logística de transporte entre as áreas industriais nos sentidos Porto Alegre e Novo Cabrais-Santa Cruz do Sul-Santa Maria;
9. Construção da Ponte do São Lourenço (RS-481) e apoio em Ação de Federalização da VRS-809, que liga Cachoeira do Sul a São Sepé;
10. Aumento e recapeamento da pista e do Aeródromo de Cachoeira do Sul;
11. Estruturação do Porto de Cachoeira do Sul, possibilitando o frete de retorno, principalmente no caso de fertilizantes;
12. Reestruturação da Ponte do Fandango, aumentando sua vida útil e a sua capacidade de carga com vistas ao livre trânsito de novas modalidades de fluxo pesado como os bitrens;
13. Viabilizar traçado da Ferrosul passando por Cachoeira do Sul com cargas de grãos, insumos e matéria-prima comercial e industrial e diminuindo as desigualdades regionais.