CACISC
CACISC, HÁ 100 ANOS AJUDANDO A DESENVOLVER
A ECONOMIA DA NOSSA CACHOEIRA DO SUL


Notícias


Cacisc ao Meio-Dia aborda empresas familiares e atrai diversos segmentos

30 de Agosto de 2011

Com o objetivo de fazer os empreendedores familiares pensarem o futuro dos seus negócios, como definiu na abertura da edição de agosto do Cacisc ao Meio-Dia a presidente da entidade, Cecília Chaves Machado, um grande número de empresários de praticamente todos os segmentos participaram da reunião almoço realizada no dia 30 de agosto. Para a dirigente, o objetivo foi alcançado, pelo evidente interesse de empresários tradicionais e de negócios mais recentes de Cachoeira do Sul. Estiveram presentes empresas recém criadas, com pouco mais de 10 anos, e até empresas centenárias, como o caso da Trevisan Alimentos, representada pelo seu diretor comercial, Gustavo Trevisan. O diretor da rede Tischler de Supermercados, José Humberto Tischler, que neste ano comemorou os 86 anos da empresa, esteve acompanhado do seu jovem filho, que dá os primeiros passos junto ao empreendimento.

Os consultores Paulo e Cláudia Tondo trouxeram para os empresários de organizações familiares importantes informações e indicações. Os irmãos e sócios da Tondo Consultoria foram os palestrantes do evento Cacisc ao Meio-Dia, e mostraram aos presentes na Sociedade Rio Branco, que as empresas familiares são a grande maioria, cerca de 96% das estabelecidas no país, porém, apenas 3% chegam à quarta geração. O decréscimo já é acentuado na passagem para a segunda geração, onde cerca de 30% das empresas conseguem a consolidação desta etapa. Para a terceira geração, são 10% que concluem a transição. "A sucessão deve ser pensada empresarialmente, como qualquer outra demanda da empresa, e mesmo que seja difícil de ser tratado, pode ser vital para o futuro do negócio", afirmou Cláudia Tondo. Segundo ela, atualmente a maioria das sucessões se dá por causa de morte.

Ao apresentarem um panorama geral do cenário das organizações familiares e quais as principais dificuldades encontradas pelos membros de famílias de organizações empresariais dos mais variados portes, Paulo e Cláudia Tondo citaram episódios normais no relacionamento familiar e apontaram caminhos, como por exemplo a formalização de procedimentos dentro da empresa. As regras devem servir para prever entrada e saída de familiares na gestão da empresa, com regras de compensação de remunerações entre quem atua e não atua no negócio e códigos de conduta familiar, empresarial e também na sociedade.


Cacisc ao Meio-Dia aborda empresas familiares e atrai diversos segmentos


veja mais


Anuncie

CST Provedor InternetBRDEIndústria Agro-Pertences

Prestadores de Serviços

Enquete

Que demandas de desenvolvimento você acha mais prioritárias?





Resultado
CACISC - Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul

Rua Saldanha Marinho, 1.200 - Centro
51 3722 4317
cacisccachoeira@gmail.com
S-Maq - Soluções Web
S-Info