CACISC
CACISC, HÁ 100 ANOS AJUDANDO A DESENVOLVER
A ECONOMIA DA NOSSA CACHOEIRA DO SUL


Notícias


Comitê de Indústria abordou usinagem e manutenção de motores na Retificadora Fogliatto

30 de Setembro de 2011

O setor de usinagem de motores leves e pesados abriu as portas para a troca de informações e recebeu industriais mobilizados pelo Comitê de Indústria da CACISC no dia 29 de setembro, na sede da Retificadora Fogliatto, empresa com 65 anos de atuação no mercado de Cachoeira do Sul e arredores. Após a apresentação institucional feita pelos diretores, os participantes fizeram um breve debate sobre o setor e como o mercado está se comportando para as novas demandas que surgem, trazidas, por exemplo, pelo grande fluxo de caminhões pesados pelo advento da unidade local do Grupo Granol, que realiza mais de 300 cargas de soja e biodiesel semanalmente.
 
Por enquanto, a Fogliatto atua até o processo de usinagem, não procedendo com o “fechamento” dos motores, mas isso já é pauta de tratativas e planejamentos futuros, inclusive de uma expansão de área e estrutura operacional, para atender ainda o crescimento atual da demanda de serviços na região. O diretor da Screw, João Streit, levantou que foi detectado em Cachoeira do Sul a ausência quase que completa de manutenção mecânica para caminhões e mecânica pesada. “Nós percebemos isso com o fluxo intenso de caminhões da Granol, que quando precisam de alguma manutenção precisam muitas vezes se socorrer de outros centros próximos como Santa Cruz do Sul ou Santa Maria”, alertou e provocou o setor de um nicho interessante de mercado e investimentos de curto e médio prazos.
 
Os diretores da Retificadora Fogliatto mostraram que a empresa atua praticamente na capacidade máxima, conforme a sede e estrutura física e de pessoal atual. “Queremos aprimorar nosso atendimento e nossa atuação, amparados principalmente pela nossa tradição e credibilidade no mercado, que é o que garante a nossa permanência e sustentabilidade”, afirmou o diretor Adriano Becker Fogliatto, que faz parte da terceira geração da empresa. Para isso, afirma ele, a gestão pretende buscar uma nova sede em área industrial, ampliando os turnos e os serviços.
 
O vice-presidente de Indústria da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (CACISC), industrial Ricardo Noal Vieira da Cunha, agradeceu a recepção na Fogliatto e se disse surpreso por saber que a empresa já está com 65 anos no mercado e pela organização percebida em todos os setores do empreendimento.
 
CAPACITAÇÃO E CONSULTORIA – O gestor do Ponto de Atendimento do Sebrae-RS de Cachoeira do Sul, Adriano Madrid, aproveitou a ocasião para anunciar aos presentes e ao Comitê de Indústria, que está fechada uma nova turma do Programa Sebrae de Gestão da Qualidade (PSGQ), que prega as ferramentas de gestão pela excelência do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP – Qualidade RS) e que irá proporcionar consultorias “in company” específica para os comitês setoriais de desenvolvimento da CACISC. “Estamos buscando promover também o desenvolvimento coletivo setorial de nossa sede e da região”, afirmou Madrid.
 
Em um futuro breve também serão trazidos cursos de telemarketing e atendimento em vendas, conforme as demandas levantadas e solicitadas pelo Comitê de Indústria. Para a presidente da CACISC, empresária Cecília Chaves Machado, foi possível ver na Fogliatto um trabalho discreto, mas que mostra uma visão concreta de crescimento.
 
PRÓXIMOS ENCONTROS – O próximo entontro do Comitê de Indústria em “chão de fábrica” será na Escola de Formação Profissional João Lüderitz do Senai-RS, dia 21 de outubro, das 7h30min às 8h30min. Em novembro e dezembro os encontros acontecerão, respectivamente e com data a confirmar, nas indústrias Agropertences e Screw. Conforme o diretor da Screw, João Streit, esta já será na nova unidade que está em fase de conclusão no novo distrito industrial.
 
 
 
Texto e Fotos:
Celso Rafael Elesbão - Dinâmica Press Comunicação
Assessoria de Comunicação e Imprensa da CACISC

Comitê de Indústria abordou usinagem e manutenção de motores na Retificadora Fogliatto


veja mais


Anuncie

Sicredi Centro Leste RSScrew Ind. Metalmecânica S/AGrupo Vieira da Cunha

Prestadores de Serviços

Enquete

Que demandas de desenvolvimento você acha mais prioritárias?





Resultado
CACISC - Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul

Rua Saldanha Marinho, 1.200 - Centro
51 3722 4317
cacisccachoeira@gmail.com
S-Maq - Soluções Web
S-Info