CACISC
CACISC, HÁ 100 ANOS AJUDANDO A DESENVOLVER
A ECONOMIA DA NOSSA CACHOEIRA DO SUL


Notícias


Berfran Rosado alerta no Cacisc ao Meio-Dia que empresários precisam pensar na frente sobre o novo Código Florestal

11 de Novembro de 2011

O presidente do Instituto Biosenso de Sustentabilidade Ambiental, Berfran Rosado, disse em Cachoeira do Sul, quando foi palestrante do evento empresarial Cacisc ao Meio-Dia, que a visão de todos, sejam ligados ao setor ambiental, bem como dos produtores rurais, deve estar lá na frente, após a aprovação do Novo Código Florestal. "Uma coisa é certa, com restrições para todos os lados, ambientalistas, produtores rurais e governo, termos em um futuro muito breve um novo código florestal vigindo, portanto devemos nos perguntar se estamos ou até que ponto estamos preparados para nos adaptarmos à essa nova realidade", afirmou Rosado.

Ao apresentar o histórico do Código Florestal Brasileiro, Berfran Rosado também alertou para o crescimento geométrico da população mundial, que em 1959 era de 3 bilhões de pessoas, chegou neste ano a 7 bilhões e que, segundo as projeções, deve atingir em 2045 um total de 9,5 bilhões de pessoas sobre a Terra. Este é o fator determinante para a gestão da produção de alimentos e que o Instituto Biosenso prega que seja com sustentabilidade ambiental. "Apostamos na educação ambiental, na mobilização da sociedade, na adoção de novas práticas de produção e consumo, entra outras atitudes, gerando um ambiente favorável para o debate social acerca do tema", explica o palestrante. Segundo Rosado, este é um grande desafio, pois será necessário aumentar a produção de alimentos com uma diminuição dos recursos naturais.

Uma tendência automática, esclarece o palestrante, é que com este quadro evolutivo, a poluição no planeta também irá aumentar, por isso o Instituto Biosenso quer contribuir para que a produção rural seja praticada sob uma ótica de sustentabilidade. O órgão não-governamental foi criado em abril deste ano para realizar um diagnóstico da situação, apresentar soluções e mobilizar para o alcance das metas, inclusive na busca do suporte financeiro para as medidas necessárias. "Podemos dizer que trabalhamos com uma equação simples, de certa forma, ou seja, aliar o aumento da produção de alimentos com a diminuição da poluição, e isso se traduz na produção sustentável.


Lideranças do agronegócio e de diversos setores da economia de Cachoeira do Sul participaram da reunião e aproveitaram para debater com Berfran Rosado sobre as formas de fazer frente aos desafios que se impõem com a iminente aprovação do novo Código Florestal. Entre as consequencias que impactarão o Rio Grande do Sul, que tem forte tradição e dependência do setor primário, está a redução ou realocação de áreas próprias para agricultura e pecuária, entre outros.

 

Mais informações sobre o Instituto Biosenso de Sustentabilidade Ambiental:

Avenida Borges de Medeiros, 659 - conjunto 802 - Porto Alegre - RS

Fone: (51) 3286-3545

E-mail: institutobiosenso@gmail.com

Internet: www.institutobiosenso.com.br

Para os interessados, a apresentação digital realizada por Berfran Rosado no Cacisc ao Meio-Dia está disponível na sede da entidade, Rua Saldanha Marinho, 1.200, Centro de Cachoeira do Sul - RS.


Fonte: Jornalismo DPress


Berfran Rosado alerta no Cacisc ao Meio-Dia que empresários precisam pensar na frente sobre o novo Código Florestal


veja mais


Anuncie

Grupo Vieira da CunhaAFUBRAViandas Refeições Empresariais

Prestadores de Serviços

Enquete

Que demandas de desenvolvimento você acha mais prioritárias?





Resultado
CACISC - Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul

Rua Saldanha Marinho, 1.200 - Centro
51 3722 4317
cacisccachoeira@gmail.com
S-Maq - Soluções Web
S-Info