CACISC
CACISC, HÁ 100 ANOS AJUDANDO A DESENVOLVER
A ECONOMIA DA NOSSA CACHOEIRA DO SUL


Notícias


Projeto para regulamentação do referendo popular foi entregue pela Prefeitura na Câmara de Vereadores

16 de Dezembro de 2011

Foi encaminhado em dezembro para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que regulamenta a realização de plebiscito e referendo em Cachoeira do Sul. Trata-se de uma adaptação para a cidade de trechos das constituições do Brasil (artigo 29) e do Rio Grande do Sul (artigo 29). Seguindo a linha das leis maiores, a proposta da Prefeitura é para que a convocação de um plebiscito ou referendo seja exclusiva da Câmara de Vereadores.

Desta forma, o pedido de referendo para consultar a comunidade sobre o número de cadeiras da Câmara Municipal dependerá dos próprios vereadores, e não da Prefeitura, como planejou o advogado Armando Fagundes, que está assessorando a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço (Cacisc) na mobilização para que o Legislativo cachoeirense permaneça com 10 vagas. A Cacisc quer, com o referendo, derrubar a decisão dos vereadores de aumentar de 10 para 15 o total de cadeiras na Câmara a partir de 2013.

Armando Fagundes não quis se manifestar sobre o assunto antes de ouvir o procurador jurídico da Prefeitura, Leonel Slomp Gonçalves. É que Armando agarrou-se no artigo 64 da Lei Orgânica Municipal, que diz que é assegurado o recurso de consultas referendárias e plebiscitárias ou revogatórias ao prefeito, aos vereadores e a 5% do eleitorado. Mas Leonel entende que este artigo refere-se ao pedido de referendo, e não à convocação.

ABAIXO-ASSINADO - Junto com o projeto de lei que trata da regulamentação de referendo e plebiscito, a Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores as 5.193 assinaturas coletas pela Cacisc para que a comunidade seja ouvida sobre o número de cadeiras do Legislativo. O total de assinaturas é superior aos 5% dos eleitores, o que dá validade ao pedido. O material foi entregue por Leonel ao presidente da Câmara de Vereadores, José Vasconcelos.

TRÊS PERGUNTAS SOBRE

Referendo e plebiscito
Qual a diferença entre plebiscito e referendo?
Os dois são consultas populares sobre matérias envolvendo prefeituras ou câmaras de vereadores. Só que plebiscito é para ouvir os eleitores sobre um projeto que ainda não tem decisão. Já o referendo é para alterar uma decisão. É por isto que a proposta de manter a Câmara Municipal com 10 vereadores precisa de plebiscito, já que a matéria tem uma decisão do Legislativo: 15 vagas a partir de 2013.

O referendo do número de vagas na Câmara pode ser convocado antes da apreciação da lei que regulamenta esta espécie de consulta popular?

Sim. Neste caso, a convocação pode ser feita por decreto da Câmara Municipal de Vereadores.

O projeto que regulamenta plebiscito e referendo foi encaminhado aos vereadores em regime de urgência?
Não. A Prefeitura não pediu urgência, mas os próprios vereadores podem encaminhar o pedido de celeridade na apreciação da matéria. Se isto não acontecer, certamente o projeto começará a ser avaliado somente em março do ano que vem, depois do recesso dos vereadores.

(Reportagem e fotos publicadas no Jornal do Povo de Cachoeira do Sul - Repórter Patrícia Loss)

Projeto para regulamentação do referendo popular foi entregue pela Prefeitura na Câmara de Vereadores


veja mais


Anuncie

BRDEScrew Ind. Metalmecânica S/AQuanto Sobra

Prestadores de Serviços

Enquete

Que demandas de desenvolvimento você acha mais prioritárias?





Resultado
CACISC - Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul

Rua Saldanha Marinho, 1.200 - Centro
51 3722 4317
cacisccachoeira@gmail.com
S-Maq - Soluções Web
S-Info